terça-feira, 19 de abril de 2011

Há flores em meio às ervas daninhas....

O Globo 19/04/2011 - Bom exemplo vira motivo de chacota.

Em reportagem assinada por Selma Schmidt do Jornal O Globo, na qual a jornalista relata que a boa índole do ser humano é vista como idiotice por muitos, podemos perceber o quão fútil e desumano estamos nos tornando.
Um motorista de ônibus da empresa 1001, que faz o transporte entre Rio de Janeiro e região serrana, encontrou um envelope e um celular dentro do ônibus que dirigia ao final de sua viagem entre Friburgo e Rio de Janeiro. Ao abrir o envelope se surpreendeu com a quantia de quase 75 mil reais enrolado em barbante e papel de pão. O motorista, que perdeu sua casa no desastre ambiental de janeiro na região serrana, não pensou duas vezes e entrou em contato com o seu chefe que o orientou a retornar para Friburgo levando o que havia encontrado. Ao chegar no seu destino, deparou-se com um senhor de 80 anos em prantos, que era o dono da quantia perdida. Sem pensar, ele devolveu-lhe o dinheiro e rejeitou uma recompensa de 2 mil reais. Segundo o motorista, que tem uma idéia que deveria ser compartilhada por todos os seres humanos, o dinheiro não era dele, e o que não nos pertence não deve ficar em nossa posse.
Apesar de sua boa índole, o homem virou motivo de chacota em sua empresa, tendo inclusive sido humilhado por seus colegas de trabalho que o chamaram de otário e jogaram seu crachá na privada. Fato que não foi corroborado por sua esposa grávida e seu filho de 14 anos, que ao contrário dos verdadeiros otários da história, acharam que seu marido e pai, respectivamente, provou ser um homem realmente de índole correta e idônea.

Tal fato me faz refletir para onde nós, como humanidade, estamos caminhando. Um homem ser chamado de otário por cometer uma boa ação, por não se apropriar de algo que não lhe pertencia, por seguir o seu instinto do bem. Reflito sobre o mundo que estamos vivendo, um mundo feito de espertos, que se vangloriam por passar a perna nos otários. Hoje, dar passagem a um pedestre é ser otário, ajudar uma pessoa de idade a atravessar a rua é ser otário, não beber se estiver dirigindo é ser otário, não avançar o sinal é ser otário, não maltratar animais é ser otário, seguir as regras é ser otário, pagar impostos é ser otário, não devolver o troco errado é ser otário. Ser esperto é sempre tirar proveito de todas as situações para benefício próprio.

Bem, pelo menos uma coisa me traz um pouco de alento. Os espertos morrem primeiro e logo o mundo estará repleto de otários, pois todos os espertos estarão mortos. Ainda bem que sou OTÁRIO!!!  

Um comentário: